O Espaço Cultural é uma iniciativa de diálogo e prática de arte, cultura e ancestralidade através das interfaces proporcionadas pela Capoeira.
A Capoeira é uma manifestação cultural que possui elementos de dança, luta, música, jogo, arte e folclore, entre outros, sendo que sua essência é uma forma de resistência, pois foi com o objetivo de um povo se libertar que ela nasceu e se mostrou para o mundo.
Sua origem ainda hoje é discutida por diversos estudiosos da área, mas acredita-se que ela remonta aos tempos da escravidão e rovavelmente foi criada pelos negros escravos aqui no Brasil na ânsia de se libertarem. A capoeira atravessou diversas fases e inúmeras adversidades, sendo até considerada uma prática ilegal e proibida, no entanto ela sobreviveu e aos poucos vem ganhando espaço não só no território nacional, bem como no contexto mundial, na qual é considerada hoje a maior divulgadora da língua portuguesa no mundo.
Atualmente em ascensão e, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Capoeira encontra-se presente em todo o território nacional e em mais de 150 países, tornando-se inviável contabilizar o seu número de praticantes. A Capoeira hoje é incentivada e amparada por Lei federal, em 2008 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e em 26 de novembro de 2014, a Roda de Capoeira foi registrada como patrimônio da humanidade.
O Grupo Capoeira Brasil, fundado em 1988 (ano de comemoração de 100 anos da abolição da escravatura), na cidade de Niterói, pelos mestres Paulinho Sabiá (Niterói - RJ), Boneco (Barra - RJ) e Paulão Ceará (Fortaleza - CE), surgiu com o objetivo de incentivar, divulgar e resgatar a cultura e arte da Capoeira, valendo se desse instrumento como um meio de transformação, incentivando os seus praticantes a se tornarem cidadãos críticos.
A Capoeira, por se tratar de uma rica manifestação cultural não só nos aspectos cognitivos e sociais, bem como nos aspectos físicos, oferece uma práxis exclus